Assaltos aumentam durante a noite.

22-04-2011 06:35

 

Peniche: Assaltos aumentam durante a noite.

 Comerciantes preparam medidas uma das quais, a implementação de GUARDAS-NOCTURNOS.

Aumentam os assaltos a estabelecimentos comerciais durante a noite, nos últimos dois meses, em Peniche, onde se regista uma “média de dois assaltos por semana”.

Agora, a Associação Comercial, Industrial e Serviços do Concelho de Peniche quer contratar guardas-nocturnos para evitar os assaltos.

António Monteiro presidente da Associação diz que muitos dos assaltos se devem “à crise, com roubos para comer”. “Verifica-se que alguns assaltos, ficamos com ideia, são para as pessoas se alimentarem”, afirmou.

Num dos últimos assaltos que ocorreu, apenas levaram carne para comer e não levaram mais nenhum equipamento”, garantiu. “Isto significa, se calhar, que há determinados acontecimentos e as pessoas são forçadas a esse tipo de ilicitudes”.

Para obstar a esta vaga de assaltos, já houve um encontro da Associação com a PSP, que se queixa de “não ter elementos suficientes”, explica António Monteiro. O corpo efectivo, que tem “cerca de 49 elementos, são insuficientes para garantir a protecção de tudo e de todos”, disse.

A falta de efectivos policiais é uma queixa recorrente, em Peniche, há vários anos. E porque os efectivos policiais não chegam, a Associação Comercial defende que os 700 associados devem começar por tomar medidas de protecção mais eficazes.

Assim, distribuiu já um folheto aos associados apelando para algumas medidas, como o “reforço de portas e montras, bem como o registo dos bens colocados nas montras”, para que possam ser recuperados, em caso de assalto.

A Associação prepara uma assembleia-geral extraordinária, em Dezembro, onde a prioridade vai para as questões da segurança dos estabelecimentos e para os associados decidirem se querem ou não pagar para terem guardas-nocturnos e uma maior segurança nos estabelecimentos.

Esta medida deve-se ao facto da maioria dos assaltos se verificar durante a noite, e apenas há registo de “um assalto violento durante o dia”.

A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Peniche vai fazer 80 anos no próximo dia 25 e quer tomar medidas mais eficazes contra os assaltos a estabelecimentos, que têm vindo a aumentar na cidade de Peniche.

  

3 comentário(s) a esta notícia.  Por anonimo  em 19-11-2009 15:44

 

Atenção os assaltos são muitos mais ke 2 por semana, são assaltos 2 a 3 por dia, e kem os faz não é para comer, é porque tem o vicio de roubar, o prazer de fazer mal aos outros, o nº de assaltos só abrandou na ultima semana porque 2 individos foram apanhados em flagrante delito, os governantes e presidentes de associações como a dos comerciantes, não devem sempre atribuir os assaltos a crise, porque os assaltantes são os mesmos desde á 3 anos, inclusive 1 foi presente ao sr, do MP, que o colocou novamente na rua, andam a querer tapar o sol com a peneira, mas desta vez vzi ser diferente

Por anónimo em 19-11-2009 20:35

Guardas nocturnos sim.
Mas bem estruturados e com apois não só de comerciantes mas também de particulares e camara,
e também das forças de segurança locais,e já agora não à quantidade de guardas nocturnos mas sim à qualidade.
E já agora mais um conselho, pedirem opinião a quem já efectua esse serviço.
Que felizmente pelo que conheço são poucos mas bons,desde que lhes deêm condições de trabalho.

Por Maria R.  em 19-11-2009 23:33

Se os assaltos são devido à crise ou não..pouco importa, o que é certo é que eles existem..e não é justo ser o cidadão, que paga as suas contas e se comporta como mandam as boas regras da sociedade, a pagar por isso.

Se existe fome, felizmente já existem bancos alimentares e associações que podem tentar resolver esse problema. O roubo não é solução.

Posto isto, acho inteligente que se aumentem as medidas de segurança, porque os roubos só "porque sim" estão a aumentar, as agressões e violações "só porque sim" seguem o mesmo caminho!

Moro em Alverca e disponho dos servições de Guardas-Nocturno. Vejo o carro de rondas todas as noites e sempre que suspeitamos de algo, um telefonema basta para obtermos uma resposta e ajuda, se for necessário.

O guarda-nocturno tem os contactos dos contribuintes, tanto quanto sei, sempre que há algum problema..eles próprios contactam os utentes.

Estou satisfeita com os serviços por eles prestados. Como tal, acho que também seria uma boa opção para Peniche